Banco do Conhecimento CONSAD  Congresso CONSAD  Planejamento e orçamento 

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://banco.consad.org.br/handle/123456789/1109

Título: Implantação de um centro de serviços compartilhados (CSC) no governo do estado de Minas Gerais: pioneirismo, desafios, modernizações e inovações
Autor(es): Vilhena, Renata Maria Paes de
Brito, Adriane Ricieri
Valle, Afonso Celso Corrêa de Araújo
Data do documento: 2014
Descritores: Minas Gerais
Planejamento estratégico
URI: http://banco.consad.org.br/handle/123456789/1109
Resumo: Após a transferência de entidades e órgãos da Administração Pública Estadual para a Cidade Administrativa (CA) algumas questões ficaram mais evidentes, dentre elas, observa-se a replicação de estruturas e atividades de suporte da área meio. Isto porque, atividades transacionais, ou seja, operacionais, burocráticas e repetitivas são executadas de maneiras distintas entre órgãos e servidores públicos. Assim, faz-se oportuno e necessário implantar um Projeto que possibilite melhorar o desempenho, otimizar e padronizar a prestação de serviços internos, e fortalecer as atividades estratégicas dos órgãos lotados na Cidade Administrativa. O presente artigo tem como objetivo descrever a experiência prática e os desafios impostos com a implantação do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), iniciada em 2013. Destaca-se, por fim, que o Governo do Estado de Minas Gerais alcança uma condição de vanguarda em gestão pública ao assumir o desafio de ser pioneiro e inovador na adoção de uma metodologia nova de gestão de seus processos transacionais, com vistas ao alcance de novos patamares qualitativos na prestação de serviços públicos internos e econômicos, por meio da otimização dos gastos de sua operação.
???metadata.dc.description.abstracten???: In 2010, the Minas Gerais’s Government centralized government agencies in one place called Cidade Administrativa. After that, some issues were evident such as replication of organization structure. This is due to the fact that operational activities performed in different ways between government bodies. It makes appropriate to implement solutions that allow us to improve performance and giving us the possibility of process standardization as well as strengthen strategic activities of the government agencies. Therefore, the central objective of this paper is to show the experience with the toughest vision challenges of the roll out of Shared Services Center (SSC), which began on 2013. Finally, the Minas Gerais’s Government takes the lead in implementing this public management by assuming the adoption of a new methodology of its transactional processes to reach cost reduction and increase productivity.
Citação: VILHENA, Renata Maria Paes de; BRITO, Adriane Ricieri; VALLE, Afonso Celso Corrêa de Araújo. Implantação de um centro de serviços compartilhados (CSC) no governo do estado de Minas Gerais: pioneirismo, desafios, modernizações e inovações. In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 7, 2014, Brasília. Anais...
???metadata.dc.format.material???: PDF
Conservação: otimo
???metadata.dc.format.mimetype???: PDF
???metadata.dc.relation.requires???: Adobe PDF
Aparece na(s) coleção(ções):Planejamento e orçamento

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
C7_PP_IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE.pdf2,96 MBAdobe PDFVer/Abrir
C7_PP_IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE.pdf2,96 MBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.