Banco do Conhecimento CONSAD  Congresso CONSAD  Governo e política 

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://banco.consad.org.br/handle/123456789/114

Título: Ações compartilhadas
Autor(es): Umia, Maria Concepcion Fraguas
Eleotério, Eduardo Ferreira
Amaral, Maria Stella M. Uchoa
Soares, Luciene Ribeiro
Data do documento: 17-Mar-2010
Descritores: Planejamento estratégico
Recursos humanos
Controle social e prestação de contas
Veículos de comunicação
Tecnologia da informação e comunicação
URI: http://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/consad/handle/123456789/114
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal fazer relato da experiência do Grupo de Trabalho Ações Compartilhadas (GTAC) no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados e do Distrito Federal (PNAGE). O Grupo de Trabalho Ações Compartilhadas, originário do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), foi instituído junto ao PNAGE para discutir as estratégias e o modelo de ação compartilhada bem como, compartilhar problemas e soluções comuns aos Entes da Federação. Neste processo são atores os Estados, o Distrito Federal, o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (CONSEPLAN), a Direção Nacional do PNAGE (DNP/MP), a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI/MP). E ainda nos assuntos relacionados a tecnologia da informação conta-se com o apoio e colaboração da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP). O trabalho foi conduzido de forma a possibilitar ao leitor entender, através do tópico contextualização, onde está inserida a ação e o porque da necessidade de implementar o processo de cooperação e compartilhamento de soluções e produtos entre os entes da federação. Apresenta a metodologia adotada para a execução dos trabalhos do grupo e dos membros do Colegiado Técnico Consultivo (CTC) do PNAGE, bem como detalha as competências dos atores envolvidos no processo de compartilhamento. Na sequência são descritos os produtos e resultados obtidos no I e II Seminário Nacional de Ações Compartilhadas, realizados em parceria com o Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados e Municípios Brasileiros (PROMOEX), bem como detalha o instrumento denominado Matriz de Soluções e sua atualização e complementação pelas Unidades de Coordenação Estaduais do PNAGE. O trabalho é concluído com o registro das dificuldades e sugestões para a continuidade das atividades do grupo. E ainda, objetiva orientar os atores envolvidos com o PNAGE para manutenção das ações compartilhadas, e obtenção de resultados mais eficazes e efetivos deste que se instale uma mudança de cultura com ênfase na cooperação entre as Unidades da Federação.
Citação: UMIA, Maria Concepcion Fraguas; ELEOTÉRIO, Eduardo Ferreira; AMARAL, Maria Stella M. Uchoa do; SOARES, Luciene Ribeiro. Ações compartilhadas. In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 3, 2010, Brasília. Anais...
Aparece na(s) coleção(ções):Governo e política

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
C3_TP_AÇÕES COMPARTILHADAS.pdf166,71 kBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.