Banco do Conhecimento CONSAD  Congresso CONSAD  Ciência, informação e comunicação 

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://banco.consad.org.br/handle/123456789/117

Título: Gestão participativa e Web 2.0 no sistema mineiro de inovação (SIMI)
Autor(es): Vilela, Evaldo Ferreira
Neves, Heber Pereira
Pereira, Renato Aristides Orozco
Afiliação: MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Ciência, Tecnlogia e Ensino Superior
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Ciência, Tecnlogia e Ensino Superior
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Ciência, Tecnlogia e Ensino Superior
Data do documento: 28-Mai-2008
Descritores: Minas Gerais
Internet
Tecnologia da informação e comunicação
Governo eletrônico
Palavras-Chave: Sistemas de inovação
Web 2.0
Governo 2.0
Inovação
Ciência
Tecnologia
URI: http://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/consad/handle/123456789/117
Resumo: No cenário econômico contemporâneo, fortemente impactado pela economia do conhecimento e capacidade de inovar, se destacam aqueles países que contam com um sistema maduro de inovação. Nestes, um dos principais determinantes do progresso científico-tecnológico é a articulação entre empresas, institutos de pesquisa e governo. Inovar é um processo múltiplo que depende do financiamento público ou privado, da capacidade técnica encontrada nos centros de pesquisas e universidades, do profundo conhecimento de mercado inerente aos empresários e dos incentivos públicos. Sistemas de inovação reúnem instituições e agentes que contribuem para o desenvolvimento, criação e difusão de novas tecnologias. A ação coletiva desses agentes só funciona se eles estiverem bem alinhados em seus objetivos e estratégias. Para isso, faz-se necessário existir uma governança do sistema, definindo responsabilidades e estabelecendo metas. Tendo isso em vista, nasceu o Sistema Mineiro de Inovação (SIMI) para promover convergência das ações governamentais, empresariais, e acadêmicas para, de forma cooperada, desenvolver a inovação no estado de Minas Gerais. O artigo apresenta o Sistema Mineiro de Inovação, sua estrutura de governança e as razões por trás da utilização de uma ferramenta de tecnologia da informação – um site de relacionamento pessoal – para possibilitar a interação entre os agentes de inovação. Finalmente, é feita uma discussão sobre as dificuldades e resultados esperados ao longo da implantação do sistema.
Citação: VILELA, Evaldo Ferreira; NEVES, Heber Pereira; PEREIRA, Renato Aristides Orozco. Gestão participativa e Web 2.0 no sistema mineiro de inovação (SIMI). In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 1, 2008, Brasília. Anais...
Aparece na(s) coleção(ções):Ciência, informação e comunicação

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
C1_PP_GESTAO PARTICIPATIVA.doc1,11 MBMicrosoft WordVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.