Banco do Conhecimento CONSAD  Congresso CONSAD  Ciência, informação e comunicação 

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://banco.consad.org.br/handle/123456789/1314

Título: Radar da inovação: o que os governos precisam enxergar
Autor(es): Agune, Roberto Meizi
Antônio Carlos, José
Data do documento: 2015
Descritores: Brasil
Governo federal
Tecnologia da informação e comunicação
Palavras-Chave: Inovação
Inovação em governo
Novos modelos de negócio
Formato organizacional
Conhecimento
Era do conhecimento
Gestão do conhecimento
Novas metodologias de trabalho
Metodologias colaborativas
URI: http://banco.consad.org.br/handle/123456789/1314
Resumo: Os governos, tal como muitas das grandes organizações, ainda funcionam dentro de uma modelagem desenvolvida há mais de cem anos, que tem como marcas centrais a hierarquia, a centralização e a especialização. Essa engrenagem que permitiu avanços notáveis na produtividade do trabalho manual ao longo do século XX vai progressivamente perdendo sua efetividade ao se defrontar com uma economia globalizada e sofisticada, centrada no conhecimento e no uso criativo de novas tecnologias e materiais e com uma sociedade articulada em rede, plural e reivindicativa. A velocidade das mudanças e a complexidade dos problemas gerados nesse novo cenário tem motivado o segmento privado da economia a dar mais atenção e se inserir em um novo ecossistema centrado na inovação, ambiente este que tem permitido a rápida expansão no número de startups, empresas nascentes que buscam desenvolver e dar escala a novos modelos de negócios, utilizando métodos e técnicas que guardam pouquíssima semelhança com aqueles adotados na era industrial, e que colocam em xeque paradigmas até há pouco inquestionáveis. Nosso trabalho busca analisar esse fenômeno sob a ótica do setor público, apontando obstáculos e caminhos para que os governos possam regular, atrair e utilizar a inovação com vistas a diminuir controles, estimular a geração de ideias e redesenhar leis, processos e serviços ao cidadão.
Citação: Agune, Roberto Meizi; Antônio Carlos, José. Radar da inovação: o que os governos precisam enxergar . In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 8, 2015, Brasília. Anais ...
Conservação: otimo
???metadata.dc.format.mimetype???: PDF
???metadata.dc.relation.requires???: Adobe
Aparece na(s) coleção(ções):Ciência, informação e comunicação

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
RADAR DA INOVAÇÃO.pdf296,97 kBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.