Banco do Conhecimento CONSAD  Congresso CONSAD  Indústria 

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://banco.consad.org.br/handle/123456789/1328

Título: Uma análise das capacidades do estado na expansão da infraestrutura energética brasileira
Autor(es): Monteiro, Sandro José
Data do documento: 2015
Descritores: Brasil
Governo federal
Energia elétrica
URI: http://banco.consad.org.br/handle/123456789/1328
Resumo: Em meio às mudanças tecnológicas e a uma economia globalizada, o desafio do Estado brasileiro quanto à infraestrutura econômica é cada vez maior. Este tem buscado, com dificuldades progressivas, equilibrar o crescimento da demanda por eletricidade com as crescentes condicionantes para a expansão da sua oferta. Há cada vez menos reservatórios em novas hidroelétricas, e intensificam-se os atrasos nas entregas das obras e as restrições na operação das usinas existentes. Vivenciamos uma tensão progressiva do poder central da União com o anseio dos atores locais pela descentralização das decisões sobre as políticas e projetos. Esse conflito torna-se evidente à medida que o Estado nacional encara novas demandas da sociedade e vem perdendo capacidades para enfrentá-las na velocidade ideal. Assim, o trabalho fornece uma análise sobre a capacidade do Estado encarar os desafios dessa política, provendo um panorama institucional e da governança recente do setor, caracterizando dilemas, identificando tendências e como todo um emergente e complexo arranjo irá influenciar o planejamento do setor no longo prazo.
Citação: Monteiro, Sandro José. Uma análise das capacidades do estado na expansão da infraestrutura energética brasileira. In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 8, 2015, Brasília. Anais ...
Conservação: otimo
???metadata.dc.format.mimetype???: PDF
???metadata.dc.relation.requires???: Adobe
Aparece na(s) coleção(ções):Indústria

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
UMA ANÁLISE DAS CAPACIDADES.pdf611,22 kBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.