Banco do Conhecimento CONSAD  Congresso CONSAD  Recursos humanos 

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://banco.consad.org.br/handle/123456789/138

Título: O lado humano do Choque de Gestão: uma análise do processo de avaliação de desempenho individual
Autor(es): Sem, autor
Data do documento: 28-Mai-2008
Descritores: Minas Gerais
Governo estadual
Planejamento estratégico
Recursos humanos
URI: http://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/consad/handle/123456789/138
Resumo: O principal objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou avaliar um dos componentes da reforma da gestão pública de Minas Gerais, denominada Choque de Gestão, que teve início em 2003: a avaliação de desempenho individual (ADI). Definido como um conjunto integrado de políticas de gestão pública orientadas para o desenvolvimento, o Choque de Gestão baseia-se na gestão por resultados. A pesquisa de campo, realizada no decorrer do ano de 2007, buscou avaliar a adoção dos instrumentos relativos à avaliação de desempenho dos servidores. Para isto, foram analisados dois casos: Secretaria de Estado de Defesa Social e Secretaria de Estado de Fazenda. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados direcionados a uma amostra de servidores e por meio de entrevistas semi-estruturadas com atores-chaves envolvidos no processo. Os resultados da pesquisa destacam o clima de desconfiança e as resistências dos servidores à introdução do processo de ADI; o alcance limitado no que diz respeito à motivação dos mesmos; o lento processo de mudança cultural; assim como as diferenças entre as secretarias no que tange aos efeitos positivos da ADI. No entanto, a pesquisa também revela potencialidades da ADI.
Citação: O LADO humano do Choque de Gestão: uma análise do processo de avaliação de desempenho individual. In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 1, 2008, Brasília. Anais...
Aparece na(s) coleção(ções):Recursos humanos

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
C1_PP_O LADO HUMANO.pdf484,52 kBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.