Banco do Conhecimento CONSAD  Congresso CONSAD  Controle social e prestação de contas 

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://banco.consad.org.br/handle/123456789/335

Título: Novas perspectivas no uso de tecnologias a favor da participação popular no estado do Pará
Autor(es): Fontes, Edilza Joana Oliveira
Mesquita, Thiago Broni de
Data do documento: 8-Mai-2009
Descritores: Pará
Governo estadual
Controle social e prestação de contas
Consulta pública
Fiscalização do estado
Governo eletrônico
Tecnologia da informação e comunicação
URI: http://repositorio.fjp.mg.gov.br/consad/handle/123456789/335
Resumo: Nos dois últimos anos o Governo do Estado do Pará vem implantando um novo modelo de desenvolvimento, pautado na transparência de seus atos e na consolidação da participação popular em diversos fóruns deliberativo-consultivos. Nesse sentido a Superintendência do Planejamento Territorial Participativo no ano de 2008 implantou e consolidou os Sistemas de Participação on-line e in-loco, onde os mais de 3983 conselheiros têm acesso ao Sistema de Monitoramento, Acompanhamento e Avaliação de Resultados on-line (E-CAR/PTP/SEPOF) e através do Portal da SEPTP www.septp.pa.gov.br, além de poderem monitorar obras e serviços do Governo do Estado em seus próprios municípios, podendo intervir no processo de realização dessas através de suas credenciais de conselheiros (as) regionais do PTP. Esse processo é seguido de cursos de formação distribuídos em quatro módulos, onde esses conselheiros (as) são capacitados desde as discussões sobre Estado e Poder, passando pela capacitação em informática básica e sistemas de monitoramento on-line, a Amazônia: desafios e perspectivas e terminando com debates de temas transversais envolvendo vários temas da gestão pública contemporânea. O curso de formação em informática básica e sistemas de monitoramento on-line foram iniciados de forma simultânea nas 12 regiões de integração do Estado do Pará, nesse módulo os desafios vieram à tona com o tema “Informatização e participação popular”, entretanto os resultados foram bastante satisfatórios, grande parte dos conselheiros (as) passaram a tomar conhecimentos básicos de informática e a discutir sobre os mecanismos de participação on-line, vale ressaltar o processo de inclusão digital proporcionado pelo Programa Navega Pará, que vem oferecendo acesso à internet de forma gratuita através dos infocentros implantados em comunidades do Pará. O processo de implantação de sistemas de participação, que proporcionassem acesso ao acompanhamento, monitoramento e avaliação de obras de forma on-line surge no Estado do Pará em conjunto com a implantação do Planejamento Territorial Participativo. Os primeiros passos na consecução desse projeto se deram entre os meses de março e agosto de 2008 com a elaboração e implantação dos Sistema de Controle, Acompanhamento e Avaliação de Resultados e do Portal da Participação Popular do Pará. Ambos os sistemas forma consolidados em setembro de 2008 e vem mostrando a importância da difusão da inclusão digital para os 143 municípios paraenses como forma de oferecer meios para o efetivo controle da sociedade civil sobre o Estado. Nesse sentido o presente trabalho reflete sobre novas experiências e processos inovadores de gestão que vêm dando certo no Estado do Pará.
Citação: FONTES, Edilza Joana Oliveira; MESQUITA, Thiago Broni de. Novas perspectivas no uso de tecnologias a favor da participação popular no estado do Pará. In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 2, 2009, Brasília. Anais...
Conservação: otimo
???metadata.dc.format.mimetype???: PDF
???metadata.dc.relation.requires???: Adobe PDF
Aparece na(s) coleção(ções):Controle social e prestação de contas

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
C2_TP_NOVAS PERSPECTIVAS NO USO DE TECNOLOGIAS.pdf1,43 MBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.