Banco do Conhecimento CONSAD  Congresso CONSAD  Planejamento e orçamento 

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://banco.consad.org.br/handle/123456789/572

Título: Impactos socioeconômicos da copa do mundo 2014.
Autor(es): Pinto, José Carlos
Junqueira, Liliana
Valenzuela, Claudia
Data do documento: 27-Mai-2011
Descritores: Esporte
Economia e Finanças
URI: http://repositorio.fjp.mg.gov.br/consad/handle/123456789/572
Resumo: O Brasil sediará a próxima Copa do Mundo em 2014, o que requer extensos processos de organização que gerarão impactos diretos na economia. O estudo produzido pela Ernst & Young Terco, lançado em 2010, traz informações sobre os impactos nas economias nas 12 cidades-sede do campeonato, além de ressaltar as necessidades de gestão eficiente para que se concretizem os benefícios esperados. A metodologia utilizada tem por base o desenvolvimento do modelo de Insumo-Produto, analisando a a economia brasileira por meio de 55 atividades econômicas, 110 categorias de produtos e 10 perfis de renda/consumo da população, o que permite estimar os impactos das atividades relacionadas à Copa sobre a produção nacional, emprego, renda, consumo e arrecadação tributária. Apresenta-se mapeamento dos desafios e trata-se, ainda, o aumento das receitas geradas pelo maior fluxo de turistas, o incremento da arrecadação tributária e investimentos para garantir a infraestrutura, métricas para a realização de uma Copa Verde e a organização e despesas operacionais do campeonato.
Citação: PINTO, José Carlos; JUNQUEIRA, Liliana; VALENZUELA, Claudia. Impactos socioeconômicos da copa do mundo 2014. In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 4, 2011, Brasília. Anais...
Conservação: otimo
Aparece na(s) coleção(ções):Planejamento e orçamento

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
C4_TP_IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DA COPA DO MUNDO 2014.pdf476,16 kBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.