Banco do Conhecimento CONSAD  Congresso CONSAD  Ciência, informação e comunicação 

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://banco.consad.org.br/handle/123456789/777

Título: A Administração Pública frente à padronização contábil e fiscal eletrônica (EFD Social): Perspectivas e desafios (gestão de pessoas na área pública).
Autor(es): Godinho, Marcelo
Biar, Leonardo
Data do documento: 18-Abr-2013
Descritores: Governo federal
Tecnologia da informação e comunicação
Recursos humanos
Fiscalização do estado
URI: http://repositorio.fjp.mg.gov.br/consad/handle/123456789/777
Resumo: Em janeiro de 2014, mais uma etapa no processo de modernização será cumprida pelo fisco brasileiro com a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais em meio eletrônico, por meio da uniformização das obrigações acessórias, incluindo-se as obrigações trabalhistas e previdenciárias, denominado oficialmente de EFD Social. Dentre os desafios trazidos por esta inovação estão algumas mudanças culturais e processuais, como a criação de “folha digital”, eliminação de arquivos, substituição de obrigações legais hoje existentes, forma de recolhimento, novas informações a reportar, dentre outros. Além disto, alterações no prazo de envio de informações também impactam os processos internos das instituições públicas. Devido à grande complexidade do EFD Social, as instituições precisarão se preparar para os impactos nas atuais rotinas de RH como: (a) tendência de extinção de arquivos físicos; (b) Aumento da influência dos sistemas de folha de pagamento nas rotinas de RH/DP; (c) Necessidade de investimento em tecnologia e capacitação. Muitas são as atividades envolvidas nas diversas fases derivadas do EFD Social, as quais deverão ser cumpridas por empresas públicas e privadas. Os desafios esperados são da ordem de planejamento de implantação, prazos exíguos e atendimento adequado à legislação, passando por mudanças culturais importantes. Neste momento, é imprescindível a conscientização de que não se pode apenas esperar pela efetiva implementação, imaginando que será algo factível de ser cumprido sem preparação prévia, pois aqueles que ficarem esperando dificilmente conseguirão cumprir com todos os prazos estabelecidos pela Receita Federal Brasileira.
Citação: GODINHO, Marcelo; BIAR, Leonardo. A Administração Pública frente à padronização contábil e fiscal eletrônica (EFD Social): Perspectivas e desafios (gestão de pessoas na área pública). In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 6, 2013, Brasília. Anais...
Conservação: otimo
Aparece na(s) coleção(ções):Ciência, informação e comunicação

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
C6_TP_A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FRENTE À.pdf298,5 kBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.