Banco do Conhecimento CONSAD  Congresso CONSAD  Ciência, informação e comunicação 

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://banco.consad.org.br/handle/123456789/97

Título: Programa de estímulo à inovação em gestão pública: a cauda longa e a gestão pública
Autor(es): Agune, Roberto Meizi
Carlos, José Antônio
Afiliação: SÃO PAULO. Secretaria de Gestão Pública
SÃO PAULO. Secretaria de Gestão Pública
Data do documento: 28-Mai-2008
Descritores: São Paulo
Tecnologia da informação e comunicação
Governo eletrônico
URI: http://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/consad/handle/123456789/97
Resumo: As complexas demandas colocadas para o setor público neste início de século mais do que nunca colocam em cheque os métodos tradicionalmente utilizados pelos diversos níveis de governo para enfrentá-las. Por mais que se tente incrementar os gastos públicos dirigidos para segmentos inquestionavelmente prioritários, a sensação de que se esta tentando enxugar o gelo, acaba sempre prevalecendo. Cresce, por isso, a percepção de que sem mudanças na gestão desses recursos, os governos vão sempre chegar atrasados. É nesse quadro que se insere o sistema de estímulo à inovação que está começando a ser implementado na Secretaria de Gestão Pública de São Paulo. Ele tem como preocupação central construir um ambiente de troca de experiências que coloque em contato funcionários públicos distribuídos por diferentes setores, especializações e locais. Para não criar mais uma onerosa e lenta instituição pública, este sistema se inspira nos princípios da “cauda longa” consolidados por Chris Anderson e da Web 2.0. No primeiro o sistema buscou a evidência da queda continuada e irreversível nos custos de processamento, armazenamento e comunicação de dados, que torna viável colocar em contato pessoas criativas, acostumadas a trabalhar na adversidade com sólidas experiências de sucesso mas que ficam circunscritas a uma escola, hospital, etc., sem contaminar o governo como um todo. Na Web 2.0 o projeto buscou as ferramentas tecnológicas abertas, de baixo custo, alto desempenho e principalmente a tese da colaboração e da inteligência coletiva.
Citação: AGUNE, Roberto Meizi; CARLOS, José Antônio. Programa de estímulo à inovação em gestão pública - A cauda longa e a gestão pública. In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 1, 2008, Brasília. Anais...
Aparece na(s) coleção(ções):Ciência, informação e comunicação

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
C1_PP_GESTAO DO CONHECIMENTO NO SETOR PUBLICO.pdf184,51 kBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.